Robert Kiyosaki aposta em depressão americana: “Não haverá um pouso suave”

Copia de Contra Capa 1 19

O autor de “Pai Rico, Pai Pobre” não tem papas na língua: Robert Kiyosaki acredita que a economia americana está em depressão. Ele define depressão como uma economia com crescimento abaixo da média – mesmo que tecnicamente esteja crescendo, está abaixo do seu potencial.

Para sustentar sua afirmação, Kiyosaki aponta que no quarto trimestre de 2023, a economia cresceu 3,4%, mas no primeiro trimestre de 2024, o aumento foi de apenas 1,6%, menos da metade do crescimento do trimestre anterior.

Economia americana cresce abaixo do potencial

Em seu tweet, Kiyosaki alerta contra a “notícia falsa” e incentiva a busca por fatos, preparação e cautela, já que a tendência de queda indica que não haverá um “pouso suave”.

P: A economia americana está em DEPRESSÃO?

R: Sim

Definição de depressão: uma economia com crescimento abaixo da média. Em outras palavras, a economia pode estar crescendo, mas abaixo do seu potencial.

Trimestre 4 de 2023, a economia cresceu 3,4%.

Trimestre 1 de 2024, a economia cresceu 1,6%, menos da metade.

Não vai haver um pouso suave…

Este tweet segue suas sugestões anteriores sobre investir em Bitcoin.

Kiyosaki, autor de diversos livros de finanças, é um forte defensor do ecossistema Bitcoin e já havia incentivado seus seguidores a reduzirem a exposição a moedas fiduciárias, que ele descreveu como parte do “sistema de dinheiro falso”.

Previsões de Kiyosaki para o Bitcoin

O popular guru financeiro previu que o BTC poderia alcançar US$ 300.000 até o final de 2024, já que o principal ativo do mundo estava passando por valorizações significativas impulsionadas principalmente pela introdução de ETFs de Bitcoin à vista.

Ele ainda considera o BTC superior a ativos tradicionais como ouro, prata e petróleo.

Apesar de possuir minas de ouro e prata, assim como poços de petróleo, Kiyosaki afirma que uma falha fundamental nesses ativos tradicionais é que quanto mais são extraídos, mais seus valores se diluem. Isso contrasta fortemente com o Bitcoin, que possui um suprimento fixo de 21 milhões de unidades, destacando sua vantagem em termos de escassez e potencial valor de longo prazo.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.