Tornado Cash traz preocupações ao fundador da Manta Network

tornado03 interna
Shumo Chu, cofundador da Manta Network. Imagem: Reprodução

Segundo o executivo, a proibição da Tornado Cash nos EUA pode afetar diretamente outros protocolos de privacidade

Ameaça iminente

Segundo informações do Cointelegraph, Shumo Chu, cofundador da Manta Network, protocolo blockchain focado em privacidade, disse que o caso da Tornado Cash é problemático às redes que buscam garantir liberdade financeira a seus usuários.

Chu acredita que o ocorrido pode fazer com que usuários de protocolos de segurança entendan que tais tecnologias são “sem sentido”.

O Departamento do Tesouro dos EUA bloqueou o acesso dos residentes do país à plataforma. Além disso, incluiu 44 endereços de Ether (ETH) e USD Coin (USDC) na lista de “Cidadãos Especialmente Designados” no dia 5 de agosto. A lista proíbe que cidadãos norte-americanos mantenham contato com a tecnologia até segunda ordem.

Código criminoso (?!)

Chu comentou sobre a prisão de Virgil Griffiths, desenvolvedor Ethereum, comparando-a à situação da Tornado Cash. A conta do protocolo na GitHub também foi bloqueada pelo governo norte-americano.

“Eles estão banindo o protocolo em vez de algumas pessoas. Essencialmente, esse é um pedaço de código da blockchain Ethereum”, disse Chu.

Uma narrativa estaria sendo construída para demonizar os protocolos de privacidade. Eles estão sendo considerados pelo governo como uma ferramenta exclusiva de criminosos, apesar de pessoas normais também fazerem uso.

A Tornado Cash é um protocolo de mixagem de criptomoedas em execução na rede Ethereum. De maneira resumida, o saldo é pulverizado em várias carteiras e é entregue ao usuário por meio de um novo endereço. Trata-se de uma excelente maneira de garantir anonimato e privacidade às transações, sobretudo se o indivíduo ou a empresa possuírem uma carteira conhecida.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.