Vice-presidente do Banco Central da Rússia afirma que o blockchain precisa amadurecer

A vice-presidente do Banco Central da Rússia, Olga Skorobogatova, disse que a tecnologia blockchain ainda não está madura o suficiente para ser utilizada em escala industrial, relatou o veículo de notícias local Prime.

Leia mais: Mais novo tipo de golpe: pedir criptomoedas para devolver cachorro desaparecido

Durante uma discussão no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, Skorobogatova sugeriu que a tecnologia emergente ainda requer melhorias. Segundo ela, a tecnologia ainda não foi aplicada em escala industrial, exceto pelo seu uso com criptomoedas, como a Bitcoin. A vice-presidente focou em segurança e escalabilidade como problemas chaves que ainda precisam ser resolvidos, antes que as implementações industriais possam ser feitas.

Skorobogatova dividiu as aplicações do blockchain em dois grandes casos de uso. No primeiro, os sistemas baseados na referida tecnologia oferecem uma infraestrutura de liquidez distribuída, como Corda e Ripple, que podem ser utilizados pelos bancos para processarem pagamentos. Já no segundo, as plataformas baseadas em blockchain podem fornecer funcionalidades por meio de smart contracts, como Ethereum e Hyperledger. Ela afirmou:

“Adotar novas tecnologias apenas por serem novas tecnologias é sem sentido.”

Leia mais: Fundador da Tron está supostamente adquirindo a BitTorrent

olga
Olga Skorobogatova, vice-presidente do Banco Central da Rússia

Ela acrescentou que 2018 será o ano em que a Rússia e a comunidade internacional terão um entendimento pragmático dos propósitos nos quais o blockchain é benéfico, após os quais eles começarão a considerar a implementação industrial.

Skorobogatova falou anteriormente do blockchain como uma tecnologia revolucionária que certamente precisa de investimentos, ressaltando que o entendimento dos riscos associados e como gerenciá-los é essencial para o setor financeiro mainstream. Uma integração totalmente controlada requereria sete a dez anos, segundo sua estimativa feita em junho do ano passado.

Nesta semana, notícias foram publicadas sobre a primeira ICO regulamentada do país, que testará o novo local de testes regulatórios do banco central russo. O banco estatal Sberbank agirá como investidor âncora do projeto.

Também nesta semana, o parlamento russo aprovou o primeiro de três projetos de leis que regulamentarão as criptomoedas e as indústrias do blockchain, que definirão criptomoedas e tokens como propriedade.

Leia mais: Mercado apresenta ligeira recuperação, mas tendência de baixa do Bitcoin continua forte

Fonte: The Cointelegraph