News

Steam não aceitará mais pagamentos em Bitcoins

por Rodrigo Camilo

07/12/2017 - 12:57 pm

Game Over? Steam não aceitará mais pagamentos em Bitcoins

A plataforma digital de distribuição de jogos da Valve, Steam, começou a aceitar pagamentos em bitcoin em abril de 2016, quando a criptomoeda estava valendo cerca de $450 dólares. A Valve anunciou na quarta-feira que não aceitará mais pagamentos em bitcoin. Aparentemente, o aumento da criptomoeda a tornou muito volátil e cara para continuar a ser aceita na plataforma.

Em um post em seu blog, a empresa revelou que as taxas da criptomoeda se tornaram extremamente altas para serem aceitas na plataforma, devido à geração “de custos extremamente elevados para a compra de jogos com bitcoins.”

De acordo com o post:

“Nos últimos meses, temos visto um aumento na volatilidade do valor do Bitcoin e um aumento significativo nas taxas para processar transações na rede Bitcoin. Por exemplo, na semana passada, as taxas de transação que foram cobradas ao cliente pela rede Bitcoin chegaram a custar quase 20 dólares por uma única transação (em comparação com aproximadamente $0,20 centavos de dólar quando inicialmente habilitamos o Bitcoin). Infelizmente, a Valve não tem controle sobre o valor da taxa.

Embora a maioria dos usuários de bitcoin estejam bem cientes de como funciona a rede, a Steam também está preocupada com esta volatilidade. Devido às constantes mudanças no valor da criptomoeda, e levando em conta que a quantidade de bitcoin usada para comprar um jogo só é garantida pela loja por um período limitado de tempo, se o cliente não terminar a compra durante esse período, a quantidade de bitcoins necessária para comprar o jogo pode ser significativamente diferente.”

Sem soluções viáveis

O post acrescentou que a plataforma normalmente resolvia o problema por reembolsar os usuários, ou por solicitar que transferissem fundos adicionais para cobrir o valor restante. A solução já não é mais viável, uma vez que as transações adicionais incorrem em taxas de transações mais caras, e podem não resolver o problema imediatamente porque o valor do bitcoin pode continuar a flutuar.

Sendo assim, o post encerra dizendo “neste momento, se tornou insustentável aceitar o bitcoin como uma opção de pagamento.” A companhia adiciona que no futuro ela poderá reavaliar se deve ou não aceitar a criptomoeda como forma de pagamento.

Leia mais: Empresa está construindo o maior centro de mineração da América do Norte

Outras criptomoedas?

O anúncio da Valve veio em uma hora em que o bitcoin quebrou o marco de $15.300 dólares, e enquanto a capitalização de mercado das criptomoedas ultrapassou o valor de $250 bilhões. No entanto, de acordo com Blockchain.info, em termos de usabilidade, a criptomoeda viu dias melhores, atualmente existem cerca de 140.000 transações não confirmadas, significando que o mempool está acima da marca de 110 milhões de bytes.

A criptomoeda pode estar passando por um momento difícil, mas a longa espera para a Lightning Network parece estar perto de acabar. Startups responsáveis pelas três mais ativas implementações Lightning revelaram recentemente resultados de testes que incluem transações ao vivo.

Vários entusiastas em criptomoedas tentaram convencer a Valve a aceitar outras criptomoedas como uma alternativa ao bitcoin. Entre as várias sugestões, usuários recomendaram o Dash, o Litecoin, o Ethereum, e o IOTA.

A steam deve parar de aceitar bitcoins? Comente abaixo!

Fonte: Cryptocoinsnews.com