Estudo aponta que mais de 50% dos estadunidenses pensam que as criptomoedas são o futuro das finanças

Estudo aponta que mais de 50% dos estadunidenses pensam que as criptomoedas são o futuro das finanças

Embora o status de jovens e minorias sejam fortes preditores de conscientização sobre criptomoedas, a afiliação política não é.

Um estudo recente apoiado pela Grayscale sugere que mais da metade dos estadunidenses concorda que “as criptomoedas são o futuro das finanças”.

O sentimento parece abranger todo o corredor político, já que 59% dos democratas e 53% dos republicanos concordam com a declaração.

Quem ama criptomoeda?

O estudo, conduzido pela The Harris Poll em nome da Grayscale, pesquisou mais de 2.000 estadunidenses com mais de 18 anos entre 6 e 11 de outubro. Os dados foram ponderados com base em características demográficas como idade, sexo e etnia, para refletir a representação de cada grupo no geral população.

Cerca de metade dos estadunidenses (49%) disseram estar familiarizados com criptomoedas. Tal como constatado em sondagens anteriores, esta consciência estava muito concentrada nas gerações mais jovens (70% dos 18 aos 34 anos; 62% dos 35 aos 44 anos).

O status de minoria também foi um forte preditor, com maior conscientização entre negros e hispânicos estadunidenses (60% / 62%), versus brancos estadunidenses (42%). Da mesma forma, cerca de um terço dos negros, hispânicos e jovens disseram que o aumento da inflação e a desaceleração da economia os tornaram mais interessados ​​em criptomoedas. Uma proporção aproximadamente semelhante já possui ativos digitais.

As criptomoedas foram uma das classes de ativos mais atingidas em 2022, perdendo mais de dois terços de seu valor total de mercado desde as máximas de novembro passado. No entanto, o Bitcoin se mostrou relativamente estável em comparação com outras classes de ativos especificamente no terceiro trimestre, igualando-se à libra esterlina em termos de volatilidade.

Entre os já investidos, muitos simplesmente entraram por ler algo interessante sobre a classe de ativos, ou por recomendação de amigos ou familiares. Apenas 25% entraram por recomendação de um consultor financeiro.

Política não é um fator?

Na frente regulatória, democratas e republicanos têm visões amplamente sobrepostas.

88% dos democratas e 77% dos republicanos concordam que a indústria de criptomoedas dos EUA exige uma regulamentação mais clara. Enquanto isso, mais de 80% de ambas as facções políticas desejam uma abordagem regulatória “consumidor em primeiro lugar”, permitindo que os consumidores invistam nos ativos digitais que desejam enquanto recebem as informações necessárias sobre cada produto.

As coisas são um pouco diferentes no Congresso, no entanto. Representantes democratas são especialmente desconfiados da indústria de criptomoedas, frequentemente expressando preocupações sobre proteção ao consumidor, evasão de sanções e danos ambientais.

Os republicanos, por outro lado, têm sido algumas das vozes mais altas pedindo aos colegas legisladores que deixem a indústria florescer com regras mais leves. Os três senadores ativos conhecidos por possuir Bitcoin – incluindo Ted Cruz – e a “Crypto Mom” da SEC, Hester Peirce, estão todos na direita política.

Uma republicana do senado amante de Bitcoin, Cynthia Lummis, fez uma parceria deliberada com a democrata Kirsten Gillibrand para formar um projeto de lei fornecendo padrões regulatórios claros para cripto, para provar que ambas as partes podem encontrar um terreno comum ao discutir o setor.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.