A baixa do mercado de mineração das criptomoedas

A mineração de moedas em Proof of Work

A mineração de criptomoedas é a ação de resolver os blocos matemáticos pertencentes a um pool de mineração, a fim de que se obtenha a validação das transações que circundam dentro de um determinado blockchain.

Com o sucesso das criptomoedas em 2017, muitas pessoas e companhias se especializaram na mineração de criptomoedas, portanto foram lançadas no mercado máquinas com hardwares ainda mais potentes, a fim de se obter uma velocidade considerável de processamento na resolução dos blocos.

Mesmo com o alto custo de aquisição e manutenção destes computadores, somados as grandes quantidades de energia envolvidas no processo de mineração, ainda sobravam lucros exorbitantes quando o Bitcoin ultrapassavam os 19 mil dólares, agora, com seu valor em torno de 4 mil dólares, a saída destas máquinas é bem menor.

Concorrência de um mercado em baixa

A fim de exemplificar o alto custo destas máquinas no Brasil, marcas como a Dell e MSI lançaram computadores para concorrer com as máquinas especializadas da Bitmain e Canaan. Porém um Alienware mais simples da Dell extrapola os dez mil reais e as máquinas mais fracas da Bitmain chegam a cerca de 2 mil reais após a importação.

Praticamente todas as grandes empresas de hardware aderiram ao mercado em 2017, a Nvidia por exemplo, realizou grandes investimento em hardware para mineração.

Logo depois da queda dos valores em 2018, a procura por equipamentos de mineração caiu, levando ao acúmulo de estoques sem saída nos armazéns das empresas. A Nvidia fechou 2018 com um balanço geral negativo na S & P 500, graças ao estoques parado, ainda contendo peças de 2017 nas vésperas do segundo trimestre de 2019.

A Bitmain, como principal empresa deste segmento, passou a procurar estratégias alternativas no mercado, como a adoção de fazendas mineradoras da própria companhia, a exemplo de sua instalação de mineração em Washington.

Outra solução da Bitmain para se manter forte neste mercado foi a abertura de uma Oferta Pública Inicial na bolsa de valores de Hong Kong, as tão famosas IPO no mundo financeiro tradicional.