Andreas Antonopoulos: O Bitcoin não pode ser regulamentado

Andreas Antonopoulos fala em entrevista sobre o papel do Bitcoin e porque ele não pode ser regulamentado

Andreas Antonopoulos, um dos mais populares defensores do Bitcoin, compartilhou suas opiniões sobre o assunto de criptomoedas e o sistema financeiro global em uma recente entrevista no YouTube. Ele discutiu o papel atual e futuro do Bitcoin no mundo financeiro, ele também esclarece porque o Bitcoin não pode ser regulamentado, e como são as ações governamentais em relação às moedas digitais e fiduciárias.

Sistema financeiro tradicional quebrado

Em uma entrevista recente, Antonopoulos, que também é apresentador do famoso podcast Let’s Talk Bitcoin, compartilhou suas opiniões sobre o estado atual do sistema financeiro tradicional. Ele acha que alguns dos envolvimentos governamentais o corrompem. Ele também acredita que tributar as pessoas através da inflação para quitar dívidas nacionais e implementar taxas negativas é “ruim pro dinheiro” e diminui seu verdadeiro objetivo de “expressar valor e coordenar a alocação de recursos”.

Ele falou mais sobre como os governos inicialmente tinham um sistema financeiro relativamente aberto, mas desde os anos 1970 estão migrando lentamente para um “sistema de controle totalitário”. Segundo ele, eles acreditam que o direito deles é manter as transações financeiras sob vigilância completa e ter o poder de “apreender, congelar, restringir e censurar transações financeiras entre pessoas”. Ele continuou dizendo que toda a ideia é prejudicial e “seus preceitos fundamentais são de natureza fascista”. Talvez um dos exemplos mais recentes que se baseia em seu argumento tenha sido o de do Bank of America. A instituição encerrou a conta do ex-CFO do PayPal sem fornecer nenhuma explicação, apesar de ele ter sido um cliente há 20 anos.

Embora os governos digam que a vigilância e o controle são medidas de segurança, Antonopoulos suspeita que dar tanto poder a um punhado de pessoas pode levar a crimes mais significativos no futuro.

Bitcoin regulamentado e regras para criptomoedas

Com todas as restrições e vigilância dentro do sistema financeiro tradicional, Andreas acredita que é aqui que o Bitcoin ganha vida. Ele disse que vivemos em um mundo globalizado, sem limites práticos, e com mais de 2 bilhões de pessoas tendo acesso à Internet, precisamos de “dinheiro na internet”, esse é o papel do Bitcoin.

Segundo ele, a famosa criptomoeda é uma forma muito radical de dinheiro e é algo completamente novo, pois nunca houve um ativo semelhante antes. Ele acha que sua natureza radical e perturbadora pode ser a razão pela qual algumas pessoas estão tendo problemas para entendê-lo e descrevê-lo. Antonopoulos continuou dizendo que o Bitcoin está em seus estágios iniciais de evolução, e o dinheiro fiduciário terá um papel em seu futuro.

Ele abordou outro tópico sensato na comunidade – regulamentos de criptomoedas e as tentativas dos governos e vigilantes em encontrar uma solução adequada. Antonopoulos, sendo um defensor de longo prazo do Bitcoin, acredita que a tecnologia por trás da maior cripto pode ser a razão pela qual eles ainda não obtiveram sucesso:

“Eles [governos] continuam tentando aplicar todos esses regulamentos, mas o que eles fundamentalmente não podem regular é o protocolo e a própria ideia. Por ser um protocolo e em termos puros – uma tecnologia baseada na matemática – não há nada para regular por lá, é simplesmente uma ideia […] Os governos estão tentando desesperadamente regular as arestas do sistema que são fúteis. A razão fundamental pela qual é inútil é que o Bitcoin e outras criptomoedas não existem em uma única jurisdição, são verdadeiramente transnacionais. Eles são tão mal compreendidos pelos reguladores que nem conseguem começar a abordá-los, então tudo o que podem fazer é regular os bancos que operam ao seu redor. “

Fonte: CryptoPotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.