Bitcoin é mais seguro do que ações, imóveis, títulos e ouro ao longo de 4 anos
Um tweet de Nick Szabo, pai de contratos inteligentes, mostra que os retornos ajustados ao risco do Bitcoin superam outros ativos populares em mais de quatro anos
Szabo (@ NickSzabo4) twittou um gráfico que mostra o Bitcoin se destacando sobre ações dos EUA, imóveis dos EUA, títulos, ouro, petróleo e moedas emergentes em termos de retornos ajustados ao risco usando a Sharpe Ratio. O índice de Sharpe mostra aos investidores o retorno de um investimento comparado ao seu risco. A razão é o retorno médio obtido em excesso da taxa livre de risco por unidade de volatilidade ou risco total.
A conclusão deste gráfico é que, embora o Bitcoin seja um ativo volátil e, portanto, tenha um risco mais alto, seu desempenho supera esse risco mais do que os ativos tradicionalmente mais seguros, como ouro e titulo.
https://twitter.com/NickSzabo4/status/1219805247536693248?s=20
Volatilidade do Bitcoin
A volatilidade tem sido uma faca de dois gumes para o Bitcoin. Não há dúvida de que sua volatilidade ascendente até 2017 a lançou no mainstream e ajudou muitos investidores individuais a anotar os ganhos que poderiam obter simplesmente mantendo-os. Então, no mercado de baixa de 2018, muitos investidores foram levados a pensar duas vezes, enquanto as baixas doentias assustavam as hordas de investidores.
No entanto, como Szabo aponta, o Bitcoin, por quatro ou mais anos, prova que é um ativo no qual vale a pena investir, pois o risco da volatilidade é superado pelos retornos. Os únicos ativos que se aproximam do Bitcoin na Sharpe Ratio são estoques e imóveis, mas ainda assim nunca cruzam ou superam a criptomoeda do final de 2013.
- Ouça nosso podcast: Giro Cripto #16 – The Witcher, GenBit, dívida BILIONÁRIA do GBB e Atlas Quantum hackeada
O que acontece em uma recessão?
Um usuário do Twitter respondeu a Szabo perguntando sobre os efeitos que uma recessão teria sobre esse gráfico e como o preço do Bitcoin se moveria em tal situação. A resposta de Szabo foi pungente, pois ele apontou que órgãos como o Fed dos EUA, encarregadas da política monetária federal e do efeito geral sobre a economia, não seriam capazes de prever a que sua própria interferência levaria.
https://twitter.com/NickSzabo4/status/1219820960187944960?s=20
Muitas pessoas estão começando a argumentar que, em uma recessão, o Bitcoin seria um hedge ideal. Por outro lado, alguns argumentam que o Bitcoin seria muito arriscado para se proteger contra uma crise financeira. No entanto, o gráfico apresentado por Szabo parece sugerir que o risco valeria a recompensa, especialmente juntamente com uma queda esperada no Índice de Sharpe para ativos tradicionais que seriam diretamente afetados pelas Políticas Monetárias Federais.
Fonte: BeInCrypto


Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.