Bitcoin sobe 15% em meio à guerra Rússia x Ucrânia

guerra02 interna
Bitcoin sobe em meio a conflito armado. Imagem: Reprodução

Apesar das incertezas econômicas, as principais criptomoedas mostram resistência; moeda estatal russa está despencando ferozmente.

Stonks

Segundo dados do CoinMarketCap, o Bitcoin (BTC) subiu cerca de 15,16% ao longo das últimas 24 horas, sendo negociado pelo preço médio de US$ 44.328. Por outro lado, o rublo, moeda estatal russa, caiu cerca de 30% desde o início do conflito.

As principais criptomoedas do mercado também estão mostrando ótimos resultados no curto prazo: Ethereum (10,7%), Binance Coin (10,61%), Ripple (7%) e Terra (25%).

Devido ao embuste promovido pelo governo da Rússia, o rublo agora é negociado por menos que um centavo de dólar. Apesar dos esforços de seu banco central, a moeda fiduciária continua caindo com força – e a situação não deve mudar até que o conflito seja interrompido.

Motivos

Durante períodos de guerra, moedas fiduciárias são amplamente afetadas pelas decisões governamentais. Por outro lado, criptomoedas não são vinculadas a nenhuma entidade centralizada, tornando-as neutras por definição.

Acredita-se que as criptomoedas estão sendo procuradas como uma alternativa segura às incertezas trazidas pelo conflito armado.

Sanções

A União Europeia determinou pesadas sanções contra a Rússia: várias commodities não serão mais negociadas entre o bloco econômico e o país, além do bloqueio de certos bancos russos para que não façam uso do SWIFT, um sistema internacional de pagamentos, para que o país não faça uso de moeda fiduciária estrangeira.

Além disso, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou que os países do bloco devem acelerar a implementação de energias renováveis para reduzir a dependência do gás natural importado da Rússia, principal fornecedora da commodity em continente europeu.

Em declaração ao Euronews, von der Leyen defende a inclusão da Ucrânia à União Europeia: “Eles são um de nós e queremos que eles entrem”.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.