Vitalik Buterin pronuncia-se sobre possível 3ª Guerra Mundial

O Cofundador da blockchain Ethereum, Vitalik Buterin, que é Russo-Canadense, pronunciou-se no Twitter minutos após Putin anunciar uma “operação militar especial”.

Vitalik B
Vitalik Buterin é escritor e cofundador da blockchain Ethereum (ETH)

Vitalik B. pronunciou-se em sua conta oficial do Twitter

O Cofundador da blockchain Ethereum, que é russo-canadense, condenou o presidente russo Vladimir Putin no Twitter, minutos depois que a Rússia anunciou uma “operação militar especial” na Ucrânia, declarando efetivamente guerra ao país do Leste Europeu.

Na noite de quarta-feira, Vitalik Buterin escreveu que estava muito chateado com a decisão de Putin, de abandonar soluções pacíficas na disputa da Rússia com a Ucrânia e começar uma guerra.

Este é um crime contra o povo ucraniano e russo, escreveu ele. Quero desejar a todos segurança e proteção, mesmo sabendo que não haverá.

Buterin acrescentou;
Lembrete: o Ethereum é neutro, mas eu não sou.

Criptomoedas afetadas pelo embate Russo-Ucraniano

Os preços das criptomoedas caíram após o anúncio de Putin. Na manhã de quinta-feira, o preço do Bitcoin caiu cerca de 3,8%, para US$ 35.031,86, enquanto o Ethereum caiu 5,2%, para US$ 2.388,98. Na semana passada, o Bitcoin caiu quase 20%, enquanto o Ethereum caiu 22% devido às crescentes tensões Ucrânia-Rússia, minando a teoria de que os preços das criptomoedas podem resistir a eventos geopolíticos que agitam os mercados financeiros tradicionais.

A narrativa de porto seguro do Bitcoin desmoronou quase completamente à medida que a crescente possibilidade de conflito militar e o agravamento da relação EUA-Rússia colocaram o mercado financeiro mais amplo no modo de aversão ao risco, escreveu Yuya Hasegawa, analista de mercado de criptomoedas da exchange japonesa Bitbank, em uma nota de terça-feira.

A epopeia de Vladmir Putin

Vladmir Putin
O presidente russo foi criticado por Vitalik Buterin, pelo Twitter.

Putin disse em seu discurso televisionado que as operações militares da Rússia se concentrarão em “desmilitarizar” e “desnazificar” a Ucrânia.

Nossos planos não incluem a ocupação do território ucraniano, afirmou o líder russo.

Na noite de quarta-feira, vários meios de comunicação, como CNN e Politico, relataram um fluxo constante de explosões em várias cidades ucranianas, incluindo a capital Kiev e a segunda maior cidade do país, Kharkiv.

Oleksiy Sorokin, repórter do jornal ucraniano Kyiv Independent, twittou:
Metrô lotado, ruas também, pessoas estão se reunindo com entes queridos e tentando fugir.

A Ucrânia também fechou seu espaço aéreo para voos civis, citando os altos riscos para a segurança da aviação devido à situação atual, anunciou a Empresa de Serviços de Tráfego Aéreo do Estado Ucraniano em seu site.

O jovem escritor e empresário já havia se manifestado

image 7
Em 11 de fevereiro, Vitalik Buterin fez uma postagem no Twitter em russo, marcando o perfil do Kremlin

Vitalik Buterin é um dos poucos líderes empresariais até agora a falar sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. O cofundador da blockchain Ethereum no início deste mês pediu a Putin que:

Escolha com sabedoria ao tomar uma decisão sobre a Ucrânia.
Um ataque à Ucrânia só pode prejudicar a Rússia, a Ucrânia e a humanidade.
Escreveu ele no Twitter.

Vitalik Buterin, que tem hoje 28 anos, nasceu na Rússia, mas imigrou para o Canadá em 2000. Interessou-se pelo Bitcoin aos 17 anos. Ficou intrigado com os recursos descentralizados do ativo digital e como ele poderia capacitar as pessoas comuns.

O poder é um jogo de soma zero, disse Buterin à Wired em 2016.
Se você fala sobre empoderar o pequeno… você está necessariamente enfraquecendo o grande. E pessoalmente eu digo, que se dane o grande. Disse ele.

Um visionário, humanista e altruísta

Buterin sempre falou sobre filosofia, geopolítica e o uso da tecnologia blockchain para o que ele chama de bens públicos, como pesquisa científica, notícias e redução de vários riscos para a humanidade.

No ano passado repreendeu os maximalistas do Bitcoin por seus elogios acríticos ao presidente de El Salvador, Nayib Bukele, que estava pressionando para que seu país adotasse o Bitcoin como moeda legal.

Tornar obrigatório que as empresas aceitem uma criptomoeda específica é contrário aos ideais de liberdade que deveriam ser tão importantes para o espaço criptográfico, afirmou Vitalik Buterin, na época.

A tentativa de Bukele de impingir Bitcoin em milhões de pessoas em El Salvador… com quase nenhuma tentativa de educação prévia é imprudente, sustentou o cofundador da Ethereum.

Fontes de pesquisa: CNN, Fortune, Twitter e o “Podcast 80.000 hours”.

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.