CEO da Ripple diz que soluções cripto no Brasil estão à frente das dos EUA

ripple05 interna
Brad Garlinghouse, CEO da Ripple. Imagem: Reprodução

Empresário esteve no país para fechar parceria com uma empresa

Obrigado, Ripple!

Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, disse que o Brasil está à frente dos Estados Unidos na implementação de tecnologias envolvendo criptomoedas.

Garlinghouse veio ao país para fechar parceria com o Travelex Bank, banco britânico que executa atividades em solo nacional. Com isso, o banco passará a fazer uso da tecnologia On-Demand Liquidity (ODL), uma solução de pagamento empresarial de liquidez sob demanda.

O XRP, token nativo da Ripple, será utilizado como ponte para a execução de pagamentos nacionais e internacionais.

Mais eficiência

Em entrevista à Exame, o executivo comentou a respeito do Swift – mecanismo de pagamento internacional ainda mais eficiente que o ODL. O ODL leva de três a cinco dias para ser concluído, enquanto o Swift garante transações instantâneas.

Além disso, a nova tecnologia permite transações mais simplificadas que o normal. Tal característica pode tornar o acesso mais amigável durante transações internacionais.

Ripple na mira da SEC

A empresa de Garlinghouse está no meio de um perigoso fogo cruzado nos Estados Unidos: enquanto a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) entende que o XRP é um valor mobiliário, o Tesouro o considera uma moeda.

Porém, isto pode ser benéfico para o Brasil. Afinal, se os Estados Unidos trouxerem insegurança regulatória, pode ser que outros sejam capazes de abraçar as tecnologias emergentes de maneira mais inteligente.

Por fim, Garlinghouse elogiou o PIX e o LIFT Challenge, duas tecnologias blockchain integradas ao sistema bancário tradicional.  

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.