Fake news sobre o Bitcoin pode ter afetado seu preço

Ontem, houve uma fake news sobre um hipotético gasto duplo registrado na blockchain do Bitcoin.

O gasto duplo significa que um mesmo bitcoin pode ser gasto duas vezes pelo mesmo usuário, o que na blockchain do Bitcoin é virtualmente impossível. Se houver uma maneira de gastar o mesmo BTC duas vezes, pode-se dizer que a blockchain do Bitcoin foi hackeada e não funcionará mais corretamente.

Portanto, dizer que o gasto duplo ocorreu na blockchain do Bitcoin é dizer que ele não está funcionando corretamente, e se o processo que teria permitido o gasto duplo fosse mesmo replicável, significaria o fim definitivo do Bitcoin.

Diante disso, fica claro o quão sério é acusar a blockchain do Bitcoin de sofrer com este problema, então reivindicações desse tipo devem ser medidas e verificadas antes de serem espalhadas para as massas.

Este não foi o caso, e espalharam-se fake news sobre gastos duplos de Bitcoin que nunca aconteceram.

Gastos duplos de Bitcoin: o que realmente aconteceu?

Um dos maiores especialistas mundiais em Bitcoin, Andreas Antonopoulos, explicou o que aconteceu.

Antonopoulos publicou um longo tópico no Twitter, com 24 tweets, no qual explica que o que realmente aconteceu é simplesmente uma reorganização normal da cadeia que ocorre sempre que duas versões diferentes do mesmo bloco são extraídas mais ou menos simultaneamente.

Nestes casos, o jargão técnico refere-se a um bloco obsoleto minerado, que pode gerar um gasto duplo momentâneo que é automaticamente rejeitado pelo sistema nos blocos seguintes, conforme já explicado há algum tempo.

Considerando que esses eventos são raros, embora não extremamente raros, e que o próprio Antonopoulos revela que uma reorganização de 1 bloco ocorre em média a cada quinze dias, os usuários de Bitcoin devem estar cientes disso. E como a solução é muito trivial, o problema tem uma solução tão simples que não pode causar preocupação.

Na verdade, basta aguardar pelo menos 3 ou 4 blocos de confirmação de transações, ao invés de 1, para dar tempo da blockchain em casos como esse para se reorganizar automaticamente, eliminando qualquer gasto duplo.

Quem decide aguardar uma única confirmação o faz por sua própria conta e risco.

Até agora, em mais de 12 anos de operação quase perfeita, os blocos obsoletos nunca causaram grandes problemas. Portanto, é no mínimo muito temerário espalhar uma notícia que sugira um mau funcionamento grave, confundindo um processo normal de reorganização com um bug no sistema.

Por fim, deve-se acrescentar que os usuários que não desejam esperar mais confirmações para a validação de suas transações podem utilizar a Lightning Network, que permite transações imediatas sem o risco de blocos obsoletos.

Fonte: Cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.