Investidores cripto indianos sofrem com tributação excessiva

india02 interna
Conselho Central de Impostos Diretos, autarquia indiana, abusa nos impostos sobre ativos digitais. Imagem: Reprodução

Sistema de tributação causa confusão e insegurança entre usuários; autarquia responsável por tributações prestou esclarecimentos.

Cripto, Índia e parasitismo

O Conselho Central de Impostos Diretos, autarquia responsável pelo sistema tributário indiano, comentou sobre a execução de duas tributações específicas sobre criptomoedas: 1% do valor retido na fonte, bem como 30% sobre os lucros.

Segundo informações do CNBC, a Índia possui cerca de 20 milhões de usuários de ativos digitais. Trata-se de um percentual pequeno da população total, que gira em torno de 1,38 bilhão.

De acordo com nota emitida pelo governo, as próprias exchanges serão responsáveis por deduzir os impostos de compradores de criptomoedas em cada transação, desde que estejam enquadradas em certos parâmetros.

Os impostos deverão ser pagos ao governo em até 30 dias a contar da data da dedução.

Absurdo

Em entrevista ao Blockworks, Ashish Singhal, CEO da CoinSwitch, disse que a tributação sobre criptomoedas deveria ser igual à realizada no mercado de ações.

Além disso, a cobrança de impostos desproporcionais aumenta as chances de investidores registrarem perdas financeiras:

“O mercado cripto é movido por traders de alta frequência, como traders intraday em mercados de ações. Esses traders operam em margens extremamente pequenas e trabalhar seu capital com um alto imposto retido na fonte irá restringir suas habilidades de operar.”

india02 interna02
Ashish Singhal, CEO da CoinSwitch.

Graças à altíssima tributação sobre lucros em operações, o volume negociado em exchanges indianas caiu cerca de 70% desde abril.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.