Lançado aplicativo de combate a vírus apoiado por Bill Gates, Blockchain, IA e Big Data

Bill Gates apoia uso de tecnologia blockchain para ajudar na luta contra novas epidemias.

A gama completa de tecnologias da indústria 4.0, incluindo blockchain, pode precisar ser usada em conjunto para lutar contra a pandemia de coronavírus – e essa teoria poderia muito bem ser posta à prova como um novo aplicativo com Inteligência Artificial (AI ), A tecnologia de Big Data e blockchain é lançada na Coreia do Sul.

Apoiado por Bill Gates e sua esposa Melinda, a operadora móvel sul-coreana e provedor de internet KT disse que lançou um aplicativo de smartphone com blockchain chamado Estudo de Informações de Saúde para a Próxima Epidemia (SHINE para abreviar). O aplicativo, disse a empresa, reunirá dados para os pesquisadores e pode ser usado para impulsionar os esforços de IA, blockchain e Big Data para fornecer informações importantes para médicos que lutam contra doenças altamente infecciosas.

O projeto está em desenvolvimento há mais de meio ano. Em abril de 2020, o KT anunciou que estava se associando à Fundação Bill & Melinda Gates. Vários outros participantes da área de saúde e TI médica sul-coreana também estão trabalhando no aplicativo, incluindo o Centro Médico da Universidade da Coreia e o Instituto de Ciência e Tecnologia da Informação da Coreia, bem como o Mobile Doctor, um desenvolvedor de aplicativos de smartphone especializado em software de monitoramento de saúde. A empresa de blockchain MediBloc, dirigida por profissionais médicos transformados em empresários, também está a bordo.

A KT e a Fundação Gates investiram cada uma em torno de US$ 5,5 milhões em apoio ao projeto, que agora parece estar pronto para começar a dar frutos. Por Hanguk Kyungjae, o aplicativo pode manter os profissionais de saúde e usuários cientes do nível de status de risco atual não apenas do coronavírus, mas também de outras doenças infecciosas que causam sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre, temperatura alta, dor de cabeça e tosse persistente.

O aplicativo foi lançado para download geral por meio da OneStore, da Apple AppStore e de um site executado pela KT. As empresas também afirmaram que os usuários que se voluntariam para enviar seus dados podem receber até US$ 18 em cartões-presente.

As empresas afirmaram que o aplicativo também será usado em uma série de testes médicos em larga escala em quatro hospitais afiliados da Universidade da Coreia, e também envolverá a coleta de dados de testes respiratórios conduzidos por médicos nas instituições – conforme os médicos procuram um modelo preditivo que projeta padrões de propagação de doenças usando tecnologia de IA e blockchain.

Um funcionário da Fundação Gates falou sobre “aumentar a preparação e a capacidade de resposta às doenças infecciosas”, fornecendo o uso da “solução de ponta” da KT para “famílias de baixa renda”.

O desenvolvimento provavelmente encontrará apoios no governo – Seul tem defendido as soluções da indústria 4.0 para ajudar o país a lutar contra a pandemia do coronavírus e também a mitigar seu impacto econômico. O multibilionário “Digital New Deal”, fruto da imaginação da presidência de Moon Jae-in, tem enfatizado uma abordagem holística para financiar o blockchain e o progresso relacionado à indústria 4.0, particularmente na área de soluções de TI sem contato.

Fonte: cryptonews

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.