Legitimidade da restrição da SEC sobre o XRP é questionada pelo TechCrunch. Tether pode ser o próximo?

O fundador do TechCrunch, Michael Arrington, discutiu o processo da SEC contra a Ripple Labs por causa de XRP.

A Comissão alega que o XRP é um título, tornando a Ripple e seus principais executivos violadores da lei federal de valores mobiliários sobre a venda de tokens XRP. Para que uma criptomoeda seja classificada como um título, ela deve estar em conformidade com o Teste de Howey, que é essencialmente uma medida projetada para determinar se um ativo se enquadra no escopo de um título.

Pelo teste de Howey, um ativo é classificado como um título se o investimento monetário gerar lucros com base nos esforços de terceiros. Arrington disse, entretanto, que o Teste de Howey estava desatualizado.

De acordo com Arrington, a SEC era livre para regulamentar qualquer coisa que quisesse como título, já que a agência gostaria que todos usassem sua definição de títulos ao supervisionar ativos. Ele acrescentou que a razão pela qual os ativos criptos foram criados e ganharam mais força foi devido à desconfiança no dólar. Arrington disse que embora não achasse que o XRP fosse uma segurança, seu ponto de vista pessoal não importava.

Ele esperava, entretanto, que a clareza regulatória para criptomoedas resultasse do processo. Ao discutir o teste de Howey, ele disse que um “teste de cem anos é absolutamente inútil no mundo moderno.”

A opinião de Arrington veio quando muitos expressaram seus dois centavos a respeito do resultado do processo da SEC.

Tether é o próximo na fila para uma sanção da SEC?

Atualmente, com o pré-teste marcado para 22 de fevereiro, tem havido um aumento de tensão na comunidade cripto em relação ao resultado do XRP. Se o XRP for considerado um título, o futuro de outras criptomoedas pode estar ameaçado, como o Tether. De acordo com a pesquisa de John M. Griffin, o tether (USDT) stablecoin, que é lastreado em 1: 1 com o dólar americano, é orientada pela oferta, e não pela demanda.

Isso pode indicar que o Tether teve um grande papel em empurrar o preço do Bitcoin para cima durante a infame alta de 2017, quando o BTC atingiu sua primeira alta histórica.

Além disso, o fato de que os US$ 12,4 bilhões de USDT em circulação não foram comprovados como totalmente lastreados em USD no banco foi o suficiente para o Procurador Geral de Nova York ir atrás do Tether. Se a SEC adicionar suas próprias cobranças, isso pode resultar na saída de câmbio do USDT, assim como fizeram com o XRP.

O processo da SEC será enorme para a comunidade de criptomoedas, pois definitivamente mudará o curso de como as criptomoedas são regulamentados nos Estados Unidos. Embora a SEC esteja definida para regular o XRP como um título, outros países do G20 não fizeram o mesmo, classificando o token como uma criptomoeda.

Atualmente, embora a maioria das grandes exchanges tenha interrompido as negociações de XRP para sua base de clientes nos EUA, o que pode estar mantendo a XRP à tona é que a maior parte de seu volume de negociação parece vir da Ásia.

Fonte: BlockchainNews

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.