Mineradoras diminuem suas vendas de Bitcoin após o aumento da dificuldade de minerá-lo

Mineradoras
Mineradores colocam menos bitcoins a disposição do mercado devido à dificuldade de mineração – Imagem: Exame

Devido ao aumento da dificuldade de minerar Bitcoin, as mineradoras diminuem as vendas do ativos

Os números da Glassnode mostram que o aumento do preço do Bitcoin (BTC) levou a uma desaceleração das vendas de BTC das mineradoras, já que a dificuldade de mineração registrou aumentos consecutivos de 1% desde o início de agosto.

Mineradoras
Volume de transferência de Bitcoins de mineradoras para exchanges — Fonte: Glassnode

As liquidações das mineradoras começaram logo após o acidente da Luna em maio. O gráfico acima mostra as transferências de moedas de carteiras de mineradores para exchanges. Apenas transferências diretas estão incluídas e as mineradoras venderam mais de 600 e 400 moedas no pico em dois dias separados.

No entanto, nas últimas semanas os números demonstram um declínio no número de mineradoras de moedas vendidos para exchanges. A redução corresponde à recente mudança de preço ascendente do Bitcoin, indicando a diminuição do estresse sobre as mineradoras.

Liquidações de mineradoras

O inverno cripto começou após o acidente de Luna e vem causando dificuldades para as mineradoras desde o primeiro dia. Assim que o Bitcoin caiu para os níveis de US$ 20 mil, todos os equipamentos de mineração anteriores a 2019 perderam lucratividade. Com isso, as mineradoras enfrentaram problemas financeiros. Gigantes como Compass Mining e Core Scientific são apenas dois exemplos de muitas empresas de mineração que tiveram que vender a maioria de suas participações ou equipamentos para pagar as contas.

Aumento da dificuldade

O recente rali do preço do Bitcoin pode aliviar algumas das preocupações financeiras dos mineradores, e o pior pode ter ficado para trás, do ponto de vista da mineração.

Mineradoras
Bitcoin Hash Ribbon — Fonte: Glassnode

O gráfico acima mostra que as linhas de hash de 60 e 30 dias permanecem invertidas, mas parecem estar fechando a lacuna devido à diminuição do estresse devido à melhoria dos níveis de preços.

No entanto, pode mudar após a dificuldade aumentar potencialmente mais de 0,6% em 18 de agosto – o segundo aumento desde o início do mês.

A última vez que a dificuldade de mineração aumentou consecutivamente foi em abril de 2022, logo antes do colapso de Luna acender o mercado em baixa.

No momento da edição deste artigo, o Bitcoin está sendo negociado a US$ 23,509, com perda no intradiário de 0,72% e no semanal de 4,24%, segundo os dados da CoinMarketCap.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future