Regulador Financeiro de Nova Iorque ordena que exchanges contabilizem separadamente criptos particular das dos clientes

Nova Iorque

Devido ao colapso da FTX, os reguladores de Nova Iorque querem que haja uma distinção das finanças jurídicas e as dos clientes

O Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (NYDFS) está planejando lançar novas diretrizes que exigirão que as empresas separem suas próprias criptomoedas das de seus clientes. O NYDFS também exigirá que as empresas regulamentadas divulguem como contabilizam a moeda digital de seus clientes, de acordo com a Reuters. Adrienne Harris, superintendente do NYDFS, é citada como a fonte desta informação.

Conforme disse Harris:

É oportuno, mas, verdade seja dita, era algo que tínhamos em nosso roteiro de políticas antes mesmo do FTX, disse Harris.

O NYDFS está emitindo novas diretrizes exigindo que as empresas separem os fundos de criptomoedas de clientes e empresas após relatos de mistura de fundos entre a agora extinta bolsa FTX e seu braço Alameda Research, que supostamente usou fundos de clientes sem detecção.

John Ray III, o novo CEO da FTX, também afirmou que a FTX e a Alameda Research combinaram os fundos dos usuários, permitindo que a empresa de comércio quantitativo usasse o dinheiro dos clientes da FTX e fizesse apostas financeiras arriscadas.

A orientação mais recente é uma de uma série de diretivas relacionadas à cripto que o NYDFS emitiu no ano passado. De acordo com Harris, a unidade de moeda virtual do NYDFS tem quase 50 funcionários e está trabalhando para contratar mais.

Nova Iorque está entre os poucos estados que exigem que as empresas envolvidas na transmissão de moeda fiduciária e virtual tenham uma BitLicense e uma licença tradicional de transmissão de dinheiro. O estado também exige que as empresas passem por exames para garantir o cumprimento das exigências e regulamentos de combate à lavagem de dinheiro, bem como regras de identificação do cliente. Harris afirmou:

Embora eu nunca seja imprudente o suficiente para dizer que nenhum nova-iorquino será prejudicado em tudo isso, acho muito justo dizer que os nova-iorquinos estão em melhor situação do que qualquer outra pessoa no país por causa da estrutura que temos.

O fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, foi preso, acusado de fraude eletrônica e conspiração para fazer uso indevido de fundos de clientes, e foi libertado sob fiança de US$ 250 milhões.

A FTX recuperou mais de US$ 5 bilhões em dinheiro e ativos líquidos para pagar os credores, mas não está claro qual será o tamanho do fundo de liquidação para os credores da FTX.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future