Presidente de El Salvador mantém alta aprovação apesar da lei impopular do Bitcoin

O maior erro do presidente da geração Y até agora foi sua Lei do Bitcoin, de acordo com uma pesquisa. Mas os salvadorenhos ainda o aprovam de forma esmagadora

Presidente de El Salvador mantém alta aprovação apesar da lei impopular do Bitcoin

O jornal salvadorenho, La Prensa Gráfica, informou ontem que os índices de aprovação do presidente da geração milenar estão atualmente em 85,1%.

A LPG Datos, unidade de pesquisa do jornal, entrevistou 1.520 pessoas de todo o país e perguntou se elas aprovavam ou desaprovam o que o presidente havia feito até agora. Apenas 11,7% disseram que desaprovaram e 3,2% não responderam. É possível, no entanto, que alguns cidadãos estivessem com medo de responder com sinceridade e criticar o presidente – como aconteceram com alguns que falaram com a Decrypt.

O presidente Bukele assumiu o cargo em 2019 após prometer reduzir a violência das gangues no país da América Central, atingido pelo crime e acabar com a corrupção.

O líder amante do Twitter talvez tenha se tornado mais famoso por dar moeda corrente ao Bitcoin em El Salvador: uma ideia que foi criticada pelo Banco Mundial, o FMI e até mesmo o JP Morgan.

E se a pesquisa da LPG Datos é alguma indicação, os próprios cidadãos de El Salvador também não estão entusiasmados com isso: quando questionados sobre as falhas do presidente, o Bitcoin ficou no topo da lista – com 9,6% dos entrevistados dizendo que não gostaram da nova lei.

A Lei Bitcoin, aprovada em setembro, obriga todas as empresas com meios tecnológicos a aceitar a criptomoeda (a Decrypt descobriu há algumas semanas que ainda está um pouco lento.)

O governo, em uma tentativa de encorajar seu povo a usar a criptomoeda, lançou uma carteira de criptoativos e deu a todos os cidadãos que baixaram-na US $ 30 em Bitcoins. A carteira, chamada Chivo, não funcionou muito bem quando decolou e teve problemas desde então.

E os cidadãos em El Salvador frequentemente protestam contra a Lei Bitcoin do presidente Bukele. Houve mais marchas esta semana.

Mas o presidente Bukele foi rápido ontem em dizer no Twitter que as “marchas foram inúteis“, porque sua aprovação entre a população em geral de El Salvador é muito alta.

https://twitter.com/nayibbukele/status/1471124271330123780?s=20

A LPG Datos disse que outras queixas dos salvadorenhos são a segurança e o aumento dos preços no país. Mas eles elogiaram o presidente pelo investimento em hospitais e pela maneira como ele lidou com a COVID-19 – incluindo a implantação da vacina.

A Lei Bitcoin do presidente Bukele foi elogiada por defensores do Bitcoin de fora do país, que dizem que ela trará liberdade econômica a El Salvador. Se apenas os cidadãos do país concordassem.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8