Robôs cortarão 200.000 empregos no setor bancário Americano

Investimento em robôs trará grande economia a longo prazo

A eficiência tecnológica trará uma grande redução no número de funcionários no setor bancário dos EUA, com uma estimativa de 200.000 cortes de empregos na próxima década, disse a Wells Fargo & Co. em um relatório.

Os US $ 150 bilhões anuais que as empresas financeiras americanas estão gastando em tecnologia – mais do que qualquer outro setor – levarão a custos mais baixos, com a remuneração dos funcionários representando metade de todas as despesas bancárias, disse Mike Mayo, analista sênior da Wells Fargo Securities LLC. Funcionários de escritório, agência bancária, call center e corporativos estão sendo cortados em um quinto a um terço, com empregos relacionados a tecnologia, vendas, assessoria e consultoria serão menos afetados, segundo o estudo.

“Será uma mudança dramática nos call centers, a mudança atingirá todo setor”, disse Michael Tang, sócio da Deloitte que lidera a prática global de inovação em serviços financeiros da empresa de consultoria, em entrevista ao relatório Wells Fargo. “Já estamos vendo sinais disso nos chatbots, e algumas pessoas nem sabem que estão conversando com uma IA” porque eles estão apenas respondendo perguntas “.

O Mayo de Wells Fargo se junta a executivos de bancos, empresas de consultoria e outros na previsão de grandes cortes na força de trabalho bancária em meio ao impulso em direção à automação. A McKinsey & Co. disse em maio que espera que o número de funcionários – os banqueiros e os comerciantes historicamente vistos como um dos ativos mais valiosos das empresas financeiras – caia quase um terço com o aumento dos robôs.

O número de funcionários nos departamentos de banco de investimento e negociação caiu pelo quinto ano em 2018, de acordo com dados da Coalition Development Ltd. R. Martin Chavez, arquiteto do esforço do Goldman Sachs Group Inc. para se transformar em tecnologia, disse no mês passado que todos os comerciantes em breve precisarão de habilidades de codificação para obter sucesso em Wall Street.

imagem via Alex Knight on Unsplash

Fonte: Bloomberg

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.