Telegram “pede” que investidores dos EUA revendam seus tokens TON imediatamente

Pessoas dos Estados Unidos que investiram na TON, criptomoeda interna do Telegram, foram solicitados a aceitar imediatamente um pagamento devido a uma violação da regulamentação de valores mobiliários dos EUA

A Telegram disse que os investidores americanos em seu projeto de blockchain devem se mover para garantir seus pagamentos com efeito imediato. Isso ocorre porque o Telegram violou as regulamentações financeiras existentes nos EUA e tentará recuperar desesperadamente a TON nas mãos americanas antes de seu lançamento oficial em 2021.

Ontem, a plataforma de mensagens enviou uma carta aos investidores em sua Telegram Open Network (TON), dizendo que estava retirando uma oferta anterior para disponibilizar reembolsos em tokens Gram. A empresa também disse que os pagamentos não serão pagos usando nenhuma outra criptomoeda.

Em outra carta aos investidores americanos, a empresa observou que a opção de receber reembolsos havia sido reduzida a uma recompra imediata.

O Telegram perdeu o lançamento de sua plataforma TON duas vezes, a mais recente de uma semana atrás, em 30 de abril. De acordo com suas obrigações contratuais com investidores não americanos, a empresa deve devolver 72% de seus fundos imediatamente, ou pagar 110% de retorno se eles esperam até abril de 2021.

Nas duas ofertas, o Telegram procurava pagar aos investidores por meio de seu token Gram. Contudo, devido à sua briga com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), a empresa retirou a opção de criptomoedas.

Na carta, o Telegram vê a opção de Gram ou criptomoedas como inviável. Os e-mails continuam:

“Infelizmente, com base em discussões mais recentes com as autoridades relevantes e nossos advogados, tomamos a difícil decisão de não buscar uma opção que envolva Gram ou outra criptomoeda devido à sua recepção incerta dos reguladores relevantes”.

Telegram para investidores dos EUA: aceite o pagamento agora

Embora o Telegram ofereça a investidores não americanos a opção de esperar um ano pela TON ou obter um reembolso de 110%, isso não foi oferecido aos investidores americanos.

De acordo com a plataforma de notícias russa RBC, a carta enviada aos investidores americanos diz a eles que sua única opção é aceitar o reembolso de 72% imediatamente.

A plataforma cita a Lei de Valores Mobiliários dos EUA de 1933, afirmando que sua oferta agora acomoda apenas clientes fora dos EUA. Assim, os clientes têm até terça-feira, 5 de maio de 2020, 17:00, horário do Reino Unido, para declarar se são investidores americanos ou não americanos.

Os investidores foram convidados a responder ao e-mail o mais rápido possível porque o Telegram planeja que eles “devolvam documentos assinados” relacionados aos pagamentos até segunda-feira, 11 de maio de 2020.

O Telegram encontrou várias armadilhas ao tentar lançar sua plataforma blockchain. O caso contra a empresa é que sua venda de tokens Gram violou as leis de valores mobiliários dos EUA.

Em 2018, o Telegram registrou o que era então a maior oferta inicial de moedas (ICO), levantando US$ 1,7 bilhão para seu projeto TON. A venda de tokens foi então ultrapassada pelo ICO de US$ 4 bilhões da EOS, concluída em junho de 2018.

A empresa espera lançar a TON até 2021, depois de concluir seu caso com a SEC.

Os investidores ainda podem deixar suas participações na empresa como um “empréstimo” e receber o reembolso de 110% em um ano.

Fonte: CoinJournal

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.