Warren Buffett está fora do ramo de negócios blockchain

O grande investidor Warren Buffett não possui ações em grandes empresas que tenham algo a ver com blockchain.

De acordo com Michele del Castillo na Forbes, oito das dez maiores empresas de capital aberto do mundo são “touros de blockchain” porque oferecem ou usam uma ampla gama de produtos baseados em livros-razão distribuídos, mas nem Berkshire Hathaway de Warren Buffett nem a Apple possuem ações.

Esses números foram retirados da lista anual Global 2000 da Forbes das maiores empresas de capital aberto do mundo, com base em vendas, lucros, ativos e valor de mercado. Cinco das dez maiores empresas desta lista também estão na lista 50 da Forbes Blockchain. O principal é o Banco Industrial e Comercial da China, de propriedade do governo chinês, que usa pelo menos 30 aplicativos diferentes de blockchain, como rastreamento de saúde, doações de caridade e muito mais.

A Apple é a sexta nessa lista, enquanto a Berkshire Hathaway é a terceira.

Apple e Warren Buffett se distanciaram da blockchain

Neste ponto, pode-se perguntar se esses dois gigantes estão perdendo alguma coisa. O próprio Warren Buffett admitiu no passado que perdeu alguns trens sobre inovação, ao passo que a Apple sempre foi pioneira nas últimas décadas.

Embora a Apple tenha permanecido completamente fora dessa revolução tecnológica, ela recentemente começou a reconhecer que esse poderia ser um negócio do qual não faria sentido ficar de fora. Buffett, por outro lado, ainda parece totalmente imune a essas considerações.

Em vez disso, o Oráculo de Omaha afirmou repetidamente de forma explícita que considera as criptomoedas algo perigoso, algo do qual ele deve ficar longe, então ele não está fazendo nada, mas permanecendo consistente com suas próprias ideias.

Vale a pena notar que o próprio Buffett também é acionista da Apple e que recentemente elogiou o CEO Tim Cook por seu desempenho.

No entanto, se a Apple decidir integrar uma carteira cripto em sua Apple Pay, por exemplo, apenas Warren Buffett ficaria de fora do universo blockchain.

No passado, pequenas empresas vinculadas à Berkshire Hathaway realmente começaram a trabalhar em projetos baseados em blockchain, mas aparentemente não deu em nada no final. Por outro lado, as principais aplicações da blockchain hoje são no campo financeiro, graças às criptomoedas, ou no mundo dos colecionáveis, graças ao NFT, dois setores nos quais a Berkshire Hathaway tem pouca ou nenhuma presença, como no caso das criptomoedas .

Blockchains descentralizados, que são os únicos verdadeiramente revolucionários, são o que está mais longe de empresas altamente centralizadas como a Apple ou a Berkshire Hathaway.

Fonte: Cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.