News

Transações de moedas digitais ficam acima de $100 bilhões após o “banho de sangue” induzido pela China

por Juliana Roguim

18/09/2017 - 2:33 pm

O pior já aconteceu para o mercado de moedas digitais, já que os preços se estabilizaram durante o fim de semana, após uma das piores quedas na memória recente. A proibição da China das ICOs e exchanges de bitcoins desencadeou um declínio acentuado nesta nova classe de ativos, com cerca de $ 65 bilhões do mercado em menos de uma semana.

Mercado mostra sinais de estabilidade

No início da segunda-feira, o valor total de todas as criptomoedas estabilizou acima de $125 bilhões, de acordo com CoinMarketCap. Na sexta-feira, esse valor caiu para $97,55 bilhões, abaixo de $179 bilhões de duas semanas antes.

O declínio foi conduzido por um amplo retiro em bitcoin e várias altcoins concorrentes. O Bitcoin fechou em $49 bilhões na sexta-feira antes de se recuperar bruscamente durante o fim de semana. Atualmente, o BTC / USD é avaliado em cerca de $ 3.760,00, de acordo com a Bitstamp, com um limite de mercado de $61 bilhões.

O valor de mercado da Ethereum caiu para cerca de $18,5 bilhões, mas desde então se recuperou para $26 bilhões no preço de $274,00. O token digital número 2 do mundo aumentou 13% em relação ao fechamento anterior.
Apesar do banho de sangue, há uma dúzia de criptomoedas avaliadas em $1 bilhão ou mais.

A proibição chinesa permanece em foco

A proibição da China de ofertas iniciais de moedas (ICOs) e exchanges de bitcoins esteve no centro da tempestade. Embora os reguladores chineses tenham deixado muitos investidores de moedas digitais, os proeminentes pesquisadores do blockchain dizem que as implicações a longo prazo podem ser positivas. Em particular, o entusiasta de bitcoin de longo prazo, Tuur Demeester, diz que o ataque da China em criptos levará a uma comunidade descentralizada e emergente de exchanges.

Leia mais: Segunda maior rede de supermercados da África do Sul testa pagamentos em Bitcoins

Não é difícil ver o porquê. A revolução das moedas digitais é mais uma batalha de ideias do que qualquer outra coisa. Em vez de argumentar sobre qual criptomoeda “ganha”, é mais útil ver o mercado como uma mudança de paradigma. A maneira como o mundo pensa sobre o dinheiro tem sido crucial para a história humana, e o advento de uma troca monetária fora do controle dos governos é um conceito poderoso que muitos parecem “fechar a cara”.

A revolução das moedas digitais é mais uma batalha de ideias do que qualquer outra coisa.

A obsessão da China com o excesso de regulação de tudo, fez seu ataque ao bitcoin uma conclusão inevitável. Os políticos chineses têm intervindo rotineiramente no mercado depois que eles perceberam que os investidores do continente estavam usando criptomoedas para proteger contra a volatilidade do yuan.

Embora a perda da China seja um grande golpe para o mercado de moedas digitais, será interessante ver se a previsão do Sr. Demeester é verdadeira.

Fonte: Hacked