Binance entra em negociações com hacker

Binance com sérios problemas

A Binance que opera a maior exchange de bitcoin e altcoin do mundo continua sua disputa com o hacker que afirma ter roubado o passaporte e carteiras de identidade de cerca de 10 mil usuários da plataforma. Esta é uma afirmação grandiosa, dado que se estas informações pessoais forem liberadas, a empresa se encontrará em águas muito complicadas. O hacker está naturalmente pedindo um resgate do Bitcoin em troca de uma garantia de que os documentos não serão liberados. A Binance estava certa de que o hacker não tinha nenhuma informação pessoal de dentro de seus sistemas, embora novos relatórios estejam começando a sugerir que a exchange já esteve envolvida em negociações com o hacker no passado.

De acordo com a Coindesk:

“A Binance alega que os dados dos clientes foram obtidos de uma empresa terceirizada que contratou para realizar seu know-your-customer (KYC) desde fevereiro de 2018. Além disso, a Coindesk confirmou que pelo menos duas das centenas de perfis vazados pertencem a clientes reais que forneceram informações de identificação para a troca. Uma das imagens que analisamos parecia ter sido manipulada, mas a pessoa cuja identidade apareceu na foto confirmou que havia criado uma conta Binance na época dos vazamentos.”

Coindesk conseguiu de alguma forma encontrar o que a Binance não conseguiu?

Imagens do suposto hack já foram liberadas no Telegram, foi através dessas imagens que a exchange confirmou que as fotos não vieram de dentro de sua rede, porque as imagens não incluíam a marca d’água da empresa que é adicionada às imagens de ID dentro da Binance Network. Através desta investigação, as coisas se aprofundaram e agora se percebe que esse mesmo hacker, conhecido como Platon, poderia ter entrado em negociações com a Binance no passado:

 “Em maio, quando um grupo externo invadiu contas de usuários da Binance e roubou 7.000 bitcoins. Na época, a Binance informou ao público sobre seus problemas, descrevendo-o como parte de uma violação de segurança em grande escala na qual hackers conseguiam obter um grande número de chaves de API de usuário, códigos 2FA e potencialmente outras informações. Não mencionado, no entanto, foi que a identificação de informações dos usuários podem ter vazado.”

Esse era o mesmo hacker? Parece provável que a Coindesk continue sua investigação sobre isso. Será muito interessante ver como isso se desdobra e ver o resultado final. Por enquanto, podemos simplesmente esperar que nenhuma informação pessoal seja roubada ou, se tiver sido, que a Binance trabalhe duro para se certificar de que sejam protegidas.

Fonte: CryptoDaily

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.