Bitcoin: Quanto tempo ainda pode durar o mercado de baixa atual?

Copia de Contra Capa 6

De acordo com o editor da Blockworks, David Canellis, o Bitcoin está agora à beira de enfrentar seu mercado de baixa mais longo em seus 14 anos de história.

Este inverno cripto tem sido difícil – e os investidores maltratados tiveram muito mais a enfrentar do que uma queda no preço do Bitcoin. Se números impressionantes de cortes de empregos foram o tiro, falências esmagadoras envolvendo grandes empresas foram o caçador.

A conversa sobre o retorno triunfante do Bitcoin a novos recordes históricos praticamente desapareceu, sem mencionar a especulação de que a maior criptomoeda do mundo poderia cair abaixo de US$ 10.000. Mas para os mais otimistas que ainda estão lutando pela vida (com inúmeros investidores de varejo já se dirigindo para a saída), a questão do momento é esta: Quanto tempo mais esse mercado de baixa vai durar?

De acordo com o editor da Blockworks, David Canellis, o Bitcoin está agora à beira de enfrentar seu mercado de baixa mais longo em seus 14 anos de história. (E dado o clima econômico atual, não há sugestão de uma reversão na sorte tão cedo.)

https://twitter.com/dcanellis/status/1611030990327107590

Estamos a cerca de dois meses do maior bear market de bitcoin da história. Como eu sei? Meu último for

@Blockworks_ apresenta um modelo rápido e básico para determinar o início e o fim dos mercados de baixa.

Canellis observa que a definição tradicional vê um temido mercado de baixa declarado depois que um ativo é negociado 20% abaixo de sua alta anterior por pelo menos dois meses. Para que a contração termine, o referido ativo deve ser negociado 20% acima das mínimas recentes por um mês ou mais.

Os dados do CoinMarketCap mostram que a baixa mais recente do Bitcoin é de $ 15.599,05 – coincidindo com a dramática implosão da FTX no final do ano passado. Com os preços atualmente em $ 16.863 e permanecendo estáveis ​​esta semana, a maior criptomoeda do mundo ganhou apenas 8% desde que atingiu o fundo do poço.

Em um tópico no Twitter, Canellis observou que o último mercado de baixa começou formalmente em fevereiro de 2021 e está em execução há 336 dias. Mercados anteriores em 2014 e 2018 duraram 374 e 390 dias, respectivamente, disse ele – acrescentando:

“Este mercado de baixa é claramente diferente do resto. Até agora, o Bitcoin só existia durante o sentimento macro de alta.”

E este é um ponto muito convincente, tendo em vista que o BTC nunca operou em um ambiente com taxas de juros tão altas.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.