Cardano conclui etapa Byron e atualiza seu software

Atualização Byron-Cardano

A primeira fase da mainnet Cardano Settlement Layer foi lançada ontem com a conclusão da etapa “Byron”, entregando seu software na versão 1.5 repleto de depurações e melhorias para a comunidade.

Lançado no mercado no dia 01/10/17 com o valor de 0,0217 centavos de dólar, o projeto Cardano entrou no mercado justamente no momento de pico das criptomoedas, chegando a atingir o valor de US$ 1,15 dentro de três meses.

Tendo Charles Hoskinson, membro fundador do Ethereum, a frente do projeto Cardano, a criptomoeda conseguiu chegar dentro do grupo das 15 criptomoedas mais influentes, hoje o Cardano marca um valor aproximado de 0,05 centavos de dólar. Além de possuir a premissa de ser uma moeda competitiva, ela também pretende ser a criptomoeda completa do mercado, afinal, sua estrutura é invejável.

Esta atualização é um grande passo para o projeto Cardano, uma vem que ele foi totalmente desenvolvido do zero. Dentro do documento de release da nova versão consta uma nota do gerente de comunidade, Maki Mukai, anunciando a inclusão de um novo protocolo chamado Ouroboros BFT, referente otimização do Proof of Stake da criptomoeda.

Por mais que o protocolo já esteja presente dentro do Cardano pela atualização Byron, ele ainda não entrará em vigor até meados da segunda etapa do projeto, conhecida como Shelley, pretendendo amadurecer o software aumentando sua complexidade e interdependência.

Inovação de Sidechain PoS

No final de dezembro de 2018, a IOHK havia publicado uma pesquisa sobre PoS Sidechain, mostrando que o conceito poderia funcionar tão bem quanto funcionou para as moedas PoW, como na aplicação do Bitcoin.

Esta tecnologia permite melhorias na escalabilidade e interoperabilidade, de modo que cadeias laterais possam auxiliar a blockchain principal, a fim de torná-la mais ágil. Esta é uma inovação dentro das blockchains, pois nunca houve uma atualização Sidechain dentro de uma PoS.

O software do Cardano receberá melhorias de segurança quando chegar na sua terceira atualização, já batizada de Goguen.

De toda forma, a criptomoeda terá grandes oportunidades dentro de 2019, a começar pela quase eminente listagem na Coinbase, uma vez que a plataforma já anunciou o interesse no Cardano no final de 2018.