CEO da Ripple acredita que poucas criptomoedas vão sobreviver

ripple01 interna
Ripple (XRP), um dos tokens digitais mais populares do mundo. Imagem: Reprodução

Declaração é similar à realizada pelo cofundador do Ethereum; executivo acredita que quase todas as existentes valerão “zero”.

Ripple pessimista?

Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, declarou que poucas criptomoedas sobreviverão ao teste do tempo. Sua afirmação vai de encontro com a realizada por Gavin Wood, cofundador do Ethereum.

A fala de Garlinghouse foi feita durante entrevista em Davos, na Suíça, por meio do portal CNBC.

Gênesis e Apocalipse

Em 2019, o executivo da Ripple disse que 99% das criptomoedas existentes valerão “zero”. Segundo ele, a febre das ICOs não foram “particularmente boas” para as moedas digitais.

Por outro lado, o empresário admite ter cometido um grave erro: segundo dados do CoinMarketCap, há cerca de 19.576 projetos cripto em funcionamento.

A fala de Garlinghouse não é tão distante da realidade, no entanto: grande parte dos projetos blockchain em execução não possuem visibilidade suficiente para sobreviver no longo prazo.

Além disso, mesmo tecnologias consolidadas, como o Ethereum, precisam renovar-se para sobreviver. Boa parte do setor de tokens não fungíveis (NFTs) roda por meio de sua blockchain, que está cobrando taxas absurdas de gás. Com isso, concorrentes ganham espaço para superar a primeira grande plataforma de contratos inteligentes.

Planos futuros

O CEO da Ripple tem planos de criar uma Oferta Pública Inicial (IPO) no futuro, convertendo a empresa de privada a pública.

Porém, tal mudança só será possível após a companhia resolver seus problemas legais com Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.