Esquema de pirâmide chinesa atinge em cheio o bitcoin

Pirâmide chinesa fraudou mais de 200k BTC e 800k ETH

De acordo com a fundadora da Primitive, Dovey Wan, a mais recente queda do Bitcoin se deve a um grande esquema de pirâmide chinesa. Pouco conhecido fora da China, o PlusToken fraudou mais de 200k BTC e 800k ETH, que agora estão atingindo as exchanges com tudo.

Não é só mais um esquema de pirâmide

Iniciado em meados de 2018, o PlusToken era um esquema clássico de Pirâmide, oferecendo retorno de investimento de alto rendimento. Havia quatro camadas de estrutura de membros, oferecendo dividendos crescentes. No início de 2019, tinha mais de 10 milhões de membros.

https://twitter.com/DoveyWan/status/1161697857902039042

A equipe principal foi presa pela polícia há dois meses e ficará presa por décadas, segundo Wan. No entanto, os US $ 3 bilhões de criptomoedas que foram fraudadas dos membros do grupo não foram recuperados.

Acredita-se que muitos dos endereços de wallet de Bitcoin utilizados sejam multi-sig, levando à especulação de que alguns detentores de chaves permanecem em liberdade.

A queda do bitcoin no início de Julho

A Peckshield firma de auditoria de segurança, vem monitorando o fluxo de dinheiro das wallets do PlusToken e descobriu que, desde o início de julho, cerca de 1000 BTC foram para as bolsas de Huobi e Bittrex. Os fundos foram movimentados em pequenas transações de 50-100 bitcoins por vez.

Relatórios não confirmados de traders chineses sugerem que alguém também tem despejado consistentemente lotes de 100 BTC na Binance. Acredita-se que isso também esteja relacionado ao PlusToken.

Sem novidades por enquanto

A grande pergunta em torno disso é “Por que só estamos ouvindo sobre isso agora?”.

Mais uma vez, de acordo com Wan, há três razões principais pelas quais as trocas não se fizeram notar. A primeira delas é que a fraude não é conhecida fora da China, com exceção talvez da Coréia do Sul.

Em segundo, as exchanges chinesas não agiram porque o caso foi oficialmente “fechado” pela polícia chinesa. Em terceiro, a polícia não investigou os intercâmbios, porque as trocas de criptomoedas são oficialmente proibidas na China.

Então o que deveríamos fazer?

Tanto Peckshield e Chainalysis estão monitorando as moedas envolvidas no golpe, mas as exchanges também devem se envolver. Há potencialmente pouco que pode ser feito sobre os tokens que já foram sacados. No entanto, as exchanges são capazes de congelar os tokens de entrada relacionados a golpes conhecidos.

O importante é garantir que as partes relevantes estejam cientes da situação. Porque, 200.000 BTC inundando o mercado é uma má notícia para todos. A menos que você tenha perdido a oportunidade de comprar o Bitcoin abaixo de $ 10k na última vez.

Fonte: Bitcoinist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.