Monero passa por fork para combater grandes mineradores
Um hard fork à criptomoeda focada em privacidade, monero, foi executado esta manhã, mas o seu sucesso ainda é incerto.
Leia mais: Bitcoin Cash planeja hard fork para implementar blocos com 32 MB
No bloco número 1546000, ocorreu o upgrade de software da criptomoeda, segundo dados do blox.minexmr.com. Tendo em vista a natureza controversa da ação, sua comunidade se aglomerou nas redes sociais para observar como andam os níveis de adoção.
Embora os hard forks da criptomoeda focada em privacidade sejam frequentes, este acrescenta um novo algorítimo de consenso, que objetiva proteger a rede dos hardwares de mineração ASIC.
Anunciado pela Bitmain no mês passado, a rejeição do monero ao ASIC da empresa fez com muitas criptomoedas competidoras diretas dela, incluindo monero classic e monero original, quisessem preservar o software anterior compatível com os novos hardwares.
Desta forma, a comunidade está observando a hashrate, ou a velocidade com a qual a criptomoeda é minerada, em uma tentativa de medir a adoção.
Leia mais: 3 razões porque o Bitcoin voltará a subir no segundo semestre de 2018
Flutuações no hashrate causaram algumas preocupações no subreddit da criptomoeda, contudo, o desenvolvedor “hyc” disse que levaria algumas horas para que a hashrate geral da rede assentasse.
Adicionalmente, entusiastas do monero estão observando a antiga cadeia e a compilação de listas de mining pools que precisam passar por upgrade.
O novo upgrade também aumentará o ring size de 5 para 7, em uma tentativa de tornar a ferramenta de privacidade mais robusta, protegendo-a de um vetor capaz de remover o anonimato, introduzido por um futuro competidor do monero, o moneroV.
Hyc disse:
“Muitos de nós ainda estão prendendo a respiração.”
Leia mais: Foxconn fabricará smartphone focado em Blockchain
Fonte: CoinDesk
Edição: WeBitcoin