Quinto maior banco do mundo irá colocar a própria stablecoin em prática ainda este ano

Presidente do MUFG fala sobre a criptomoeda durante entrevista

De acordo com a mídia local, o banco japonês MUFG (Mitsubishi UFJ Financial Group), quinto maior banco do mundo, deve colocar sua stablecoin MUFG Coin em uso até o final de 2019.

O lançamento foi anunciado pelo recém-nomeado presidente do banco, Kanetsugu Mike, durante uma entrevista à agência de mídia local Asahi Shimbun.

Atualmente o MUFG é a maior empresa financeira do país, e em breve será o primeiro banco japonês a emitir a própria criptomoeda, especificamente uma stablecoin baseada no blockchain atrelada na proporção 1:1 com o iene japonês.

O ativo é projetado focando em sua funcionalidade, visto que os clientes podem baixar aplicativos que automaticamente convertem seus depósitos bancários na moeda.

De acordo com o Cointelegraph Japan, em torno de 1500 funcionários da empresa participam de testes para o projeto desde 2017.

“Eu gostaria de oferecer um novo valor sem precedentes”, disse Mike.

Em maio do ano passado o MUFG revelou intenções de testar a MUFG Coin com até 100 mil titulares de contas em 2019. Enquanto a fase entre este período de teste previsto e a implementação prática deste ano ainda não foi esclarecida pelo presidente, o banco supostamente pretende que os usuários “possam utilizar a moeda para realizar pagamentos em lugares como restaurantes, conveniências e outras lojas”, bem como transferir o ativo para contas de outros participantes.

No final de dezembro de 2018 o Grupo Financeiro Mizuho anunciou os próprios planos para o lançamento de uma moeda digital sob medida para pagamentos e serviços de remessa. Com lançamento marcado para o dia 1º de março que não foi efetivado, a plataforma da stablecoin J-Coin irá relacionar diretamente contas bancárias com carteiras digitais.

A iniciativa foi planejada em conjunto com 60 instituições congêneres, que juntas possuem 56 milhões de usuários.

O Japão possui diversos inovadores no setor de pagamento digital, como a gigante do e-commerce Rakuten, que em breve irá lançar a própria exchange, e o Line, que lançou a própria criptomoeda e blockchain interno.

FONTE: COINTELEGRAPH

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli