Vodafone abandona o Projeto Libra do Facebook

Vodafone é a mais nova empresa a abandonar a Libra

A gigante britânica de telecomunicações Vodafone se tornou a mais recente companhia a deixar a Libra Association.

Com esta saída o consórcio original de 28 membros que apoiava o ambicioso projeto de moeda digital do Facebook passa a ter somente 20 participantes.

“A Vodafone não é mais membro da Associação Libra”, disse Dante Disparte, chefe de política e comunicação da associação, em comunicado. “Embora a composição dos membros da associação possa mudar com o tempo, o design da governança e da tecnologia da Libra garante que o sistema de pagamento da Libra permaneça resiliente.”

Antes da Vodafone, grandes empresas como Mastercard, Visa, PayPal e eBay se saíram do projeto da moeda digital.

Ao contrário de outros participantes que saíram da associação por atenção regulatória negativa, a Vodafone está transferindo seus recursos do projeto paralisado para seus próprios esforços de pagamento digital. A empresa agora se concentrará no aplicativo de pagamentos móveis M-Pesa, que possui uma enorme base de usuários no Quênia.

“Dissemos desde o início que o desejo da Vodafone é dar uma contribuição genuína para ampliar a inclusão financeira”, disse um porta-voz da Vodafone à publicação.

Ameaças ao sistema monetário dos bancos centrais

Enquanto isso, a Libra levou os reguladores do mundo inteiro a pensar seriamente nas ameaças de privatização do sistema monetário.

Vários reguladores monetários importantes – o Banco Central da Inglaterra, a zona do euro, Japão, Canadá, Suécia e Suíça – estão estudando a viabilidade da emissão de moedas digitais do banco central (CBDC).

Conforme relatado pela Reuters, um ex-executivo do Banco do Japão revelou que seguiu os passos das preocupações em torno de Libra, o que desencadeou uma competição global entre os bancos centrais para tornar suas moedas mais atraentes.

“Algo como a Libra tornaria os custos de transação muito mais baratos. Os principais bancos centrais precisam apelar para que também estejam se esforçando para tornar a liquidação mais eficiente com melhor uso da tecnologia digital ”, disse o funcionário à Reuters.

Fonte: FinanceMagnates

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.