Congressistas americanos pedem suspensão do projeto crypto do Facebook
Em carta aberta enviada a executivos do projeto crypto do Facebook, são apontados riscos e a necessidade de maiores esclarecimentos. Documento parecido também foi gerado por um conjunto de entidades americanas.
De acordo com matéria da Revista Forbes, o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos emitiu uma carta aberta na qual solicita que suspenso o projeto crypto doo Facebook, recentemente divulgado pela empresa, tendo em vista os riscos presentes na iniciativa. O pedido de moratória, como foi chamado pela Forbes, foi direcionado a Mark Zuckerberg, CEO da marca do segmento de mídias sociais, ao ao executivo-chefe do projeto ligada à área de ativos digitais, David Marcus.
O documento, que envolve cinco congressistas liderados pelo presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, Maxine Waters, pede a interrupção do desenvolvimento, tanto da Libra Coin, quanto da Calibra, carteira de criptoativos própria anunciada pelo Facebook. A carta menciona problemas de segurança e riscos à estabilidade financeira global, em trechos presentes, também, na matéria do Crypto Globe sobre o assunto.
“Parece que esses produtos podem se prestar a um sistema financeiro global inteiramente novo, baseado na Suíça e destinado a rivalizar com a política monetária dos EUA e o dólar. Isso gera sérios problemas de privacidade, comércio, segurança nacional e política monetária, não apenas para mais de 2 bilhões de usuários do Facebook, mas também para investidores, consumidores e a economia global mais ampla.”, alega o documento.
A questão da segurança e outro alerta
Durante o texto, as poucas informações existentes sobre os projetos Crypto da gigante de mídias sociais, em termos, por exemplo, de objetivos fundamentais e uso potencial, bem como a falta de medidas regulatórias protetivas, representam um risco de alto nível. Isso tendo em vista que possíveis vulnerabilidades venham a ser exploradas por maus atores, como já aconteceu com outras criptomoedas e plataformas do sistema financeiro digital.
Citando, ainda, o fato de o Facebook atingir mais de um quarto da população mundial, a carta diz que é imperativa a suspensão do projeto crypto, até que reguladores e representantes do Legislativo tenham tempo de analisar cuidadosamente a proposta e agir. A proposta trazida pelos congressistas é de realização de audiências públicas em que sejam tratados os riscos e benefícios, bem como pensadas soluções legislativas.
Com base em argumentos similares aos da comissão do Congresso, a Forbes também cita outra carta de solicitação da moratória. Nesse caso, se manifesta um conjunto de 33 organizações, que englobam representações de consumidores, política econômica e atuação na área de privacidade. Apresentando um conjunto de questões a esclarecer, que incluem programa de privacidade, proteção ao consumidor e possíveis usos ilegais do novo ativo, o documento argumenta que é fundamental uma análise mais profunda em torno do projeto.
COM INFORMAÇÕES DE: CRYPTO GLOBE
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.